Blog Widget by LinkWithin

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Angra e os Tamoios

Angra dos Reis recebeu este nome por conta da data de sua descoberta em 6 de janeiro de 1502, que no calendário, se comemora o dia dos Reis Magos. Embora tenha sido descoberta pelo navegador Gonçalo Coelho, era anteriormente habitada pelos indios Tamoios.

O termo "tamoio" vem do tupi "tamuia" que significa " os velhos, os idosos, os anciãos". Conforme era comumente usada, referia-se à aliança formada, em 1560, por três experientes caciques tupinambás e mais algumas aldeias de outras etnias (goitacases, guaianases e aimorés) com o objetivo de dar combate aos portugueses e às tribos que os apoiassem, no sudeste brasileiro do século XVI. A Confederação dos Tamoios foi a primeira batalha pela liberdade, que terminou por levar ao extermínio dos tamoios.

Um documento extraído da obra de Claude d'Abbeville, História da missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizin
has, descreve os costumes tupinambás:
"...Habitam, em geral, os índios tupinambás, os matos mais próximos do mar, para pescarem, ou à margem dos rios, por causa da água doce necessária à vida. Encontrado o lugar adequado,cortam a mata e formam uma grande praça quadrada a que põem fogo para destruir a vegetação e limpar o terreno. Aí constroem então, bem no centro, quatro grandes habitações em forma de claustro. São essas cabanas feitas de madeira e recobertas de pindó, de alto a baixo, como foi dito, e compridas e largas nas proporções julgadas necessárias para abrigo de todo o povo da aldeia. Após cinco a seis anos, pois não costumam ficar mais tempo no mesmo lugar, destroem e queimam a aldeia e vão edificar outra mais adiante, a uma distância de meia légua pouco mais ou menos, dando-lhe, entretanto, o mesmo nome da precedente. Assim fazem, segundo afirmam, pela única razão de terem feito o mesmo seus antepassados. "

O livro "Tratado Descritivo do Brasil em 1587", diz que os índios tamoios faziam fronteiras com os índios guaianazes, com os quais faziam fronteira ao longo da costa por Angra dos Reis até o rio de Cananéia, tinham por vizinhos os que se chamavam carijós. Os guaianazes tinham continuamente guerra com os tamoios de um lado e com os carijós de outro, matando-se uns aos outros cruelmente.

A Ilha Grande fazia parte da nação dos índios Tamoios, que se estendia de Cabo Frio até as proximidades de Ubatuba ( litoral norte de SP ) , onde fazia fronteira com as terras dos índios Guaianás-Guaranis , que habitavam o sul da América do Sul. A primeira colonização de Angra dos Reis foi feita em1530 por uma expedição a mando da Coroa. Em 1556 chegam os colonizadores, vindo dos Açores, que se fixaram na enseada. Em 1608 tornou-se Vila dos Reis Magos da Ilha Grande. "Registros históricos descrevem as florestas da Ilha Grande como as mais bonitas do início da colonização pois, estas chegavam até a beira do mar. Haviam troncos de árvores de descomunal tamanho. Laranjeiras e limoeiros nasciam e cresciam, por dádiva da natureza. As matas eram muito densas, dificultando a caça e naquela época, eram habitadas , em grande população, por jacarés, lagartos , macacos (ainda existem vários bandos) , ouriços, pacas, jaguatiricas, gambás, ratos e jararacas".*

Sua primeira atividade economica foi a cultura de cana, além de servir de parada para o trajeto Santos-RJ. Chegou a ser um dos portos mais importantes do Brasil. Na época do império, Angra dos Reis teve seu apogeu durante o ciclo do café. No final do século com a abertura da estrada de ferro São Paulo-Rio, terminou as vantagens que Angra oferecia às comunicações entre as duas cidades. Com a falta de mão-de-obra para a agricultura, em 1888 quando houve a abolição da escravatura, o municipio parou, só retornando a crescer meio século depois com o estabelecimento de uma estrada de ferro para Minas Gerais e a reativação do porto.

FP:www.bairrodocatete.com.br;*ilhagrande.com.br

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Counter Powered by  RedCounter

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP